Quem sai da Cidade Universitária da UFRJ na hora do rush sofre. Nos pontos de ônibus lotados, centenas de estudantes, professores e funcionários se aglomeram na espera da condução. Enquanto isso, carros passam ao largo quase vazios. Observando esse tipo de cena, os estudantes Fábio da Fonseca e Thiago de Carvalho, do curso de engenharia de computação e informação da Escola Politécnica decidiram criar o CarUni, o site da carona universitária, que será lançado dentro de uma semana.
Segundo a reportagem do G1, a ideia saiu do papel durante a disciplina gestão da inovação e foi usada como tema no trabalho de conclusão de curso dos estudantes. O objetivo é ter um sistema seguro que atenda alunos, professores e funcionários da UFRJ. Além da economia de tempo e dinheiro, a novidade promete estimular o convívio social e ainda contribuir com o meio ambiente.
“A gente pensou na carona porque aqui no Fundão muitos carros saíam com uma ou duas pessoas no máximo e a gente via que muitos iam para o mesmo lugar, mas como não se conheciam, não davam carona. Daí a gente pensou em algum sistema em que elas pudessem se conhecer”, contou ao G1 Thiago, de 24 anos, que vai de ônibus para a universidade.
O diferencial dessa proposta em relação a outras iniciativas parecidas está na segurança: no CarUni, somente estudantes, professores e funcionários com email oficial da UFRJ (do tipo @ufrj.br) poderão fazer o cadastro.
Se o projeto inovador der certo, será uma oportunidade de diminuir os carros nas ruas, diminuir a lotação dos ônibus, desafogar o engarrafamento, e, claro, de fazer novas amizades.
O site já está no ar, mas em fase de testes. Quando estiver tudo pronto, o serviço poderá ser acessado em www.caruni.com.br
Veja mais na reportagem completa do G1.
0 Comments:
Postar um comentário