Transporte ecológico pela Cidade Universitária

Foi lançado, no mês passado, o primeiro ônibus movido a hidrogênio com tecnologia nacional. Ele foi desenvolvido pelo Instituto de Engenharia (Coppe) da UFRJ com o objetivo de oferecer à cidade uma nova opção de transporte sustentável até a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O preço dos ônibus a hidrogênio é cerca de cinco vezes maior do que o dos movidos a diesel, mas o investimento na nova frota se mostra rentável a longo prazo. Isso porque ela tem um aparato mecânico menor e custo de abastecimento irrisório.

O grande benefício do transporte alternativo é não emitir poluentes. O hidrogênio, que é o combustível utilizado, gera eletricidade a partir de uma pilha que também pode ser recarregada na rede elétrica comum.

Nesse mês de junho, o ônibus começará a transportar alunos e professores pela Cidade Universitária. A Petrobrás vai instalar um posto de abastecimento pela região, com cilindros que armazenem hidrogênio gasoso.

A previsão é de, até o final do ano, o veículo ser incorporado à frota de uma empresa de ônibus comercial, provavelmente cumprindo o trajeto entre o Galeão e o Santos Dumont.

Esse é o primeiro de uma série de três ônibus desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe, em parceria com a Secretaria de Estado de Transportes. O segundo veículo será elétrico híbrido a álcool e o terceiro, exclusivamente elétrico.

0 Comments:

Postar um comentário