Incubadora da Coppe recebe empresa pioneira em neuromarketing

A Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ acaba de receber a Forebrain, a primeira empresa a atuar no ramo de neuromarketing no Brasil. A ciência, ainda nova, estuda o comportamento do consumidor a partir da neurociência.


O empreendimento é uma iniciativa de um grupo de  neurocientistas do Laboratório de Neurobiologia II do Instituto de Biofísica da UFRJ. O objetivo da empresa é apresentar soluções para o desenvolvimento de produtos e serviços, e até mesmo de ambientes, que agreguem valores de grande potencial estratégico para empresas que tenham em seu foco o consumidor.


Além de revelar informações valiosas sobre o comportamento do consumidor, a ciência do neuromarketing pode contribuir para a criação de novos produtos, aprimoramento de campanhas governamentais e publicitárias. O método avalia objetivamente as reações implícitas no comportamento do consumidor por meio de respostas psicofisiológicas produzidas pelo corpo humano.

Diferentes técnicas da neurociência são usadas para avaliar de maneira objetiva essas reações no consumidor, como a Ressonância Magnética Funcional (IRMF) e o Eletroencefalograma, que servem para identificar com precisão as variações da atividade cerebral. Outras análises que também serão utilizadas para avaliar as reações psicofisiológicas incluem a medida de hormônios e anticorpos presentes na saliva, o nível de suor da pele, a freqüência cardíaca e a atividade de músculos da expressão facial, entre outras. Técnicas qualitativas e quantitativas, feitas por meio de questionários, também podem ser utilizadas de maneira complementar a pesquisa em neuromarketing.
  

Informações: Hipertexto Assessoria de Comunicação


Nota: sobre este assunto, vale a pena conferir o artigo da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, publicado em 2004 no portal Ciência Hoje.


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