Fim de ano é tempo de refletir. Nessa época, nada melhor do que relembrar as conquistas, analisar os erros e planejar o futuro, para nos preparar para uma nova jornada. O ano que passou representou muito para a Agência UFRJ de Inovação. No segundo ano de existência, a Agência pôde, em 2009, consolidar ainda mais alguns projetos e caminhar de maneira decisiva no projeto de incentivo à Inovação na maior Universidade federal do Brasil.
Já no início do ano, a Agência ficou mais perto de pessoas importantes, como você, leitor, a quem gostamos de chamar de Amigo da Agência. Em fevereiro, era criado o Por dentro da Agência de Inovação. A primeira newsletter, uma carta de apresentação do projeto de Comunicação da Agência, chegou a cerca de 80 destinatários. Graças às redes e ao crescimento de nossos parceiros, esse número hoje alcança mais de 600 pessoas, que ficam antenadas aos principais projetos de Inovação, dentro e fora da UFRJ.
Aos poucos, essa idéia foi crescendo e criamos o blog, o twitter e nossa página institucional, que, além de disponibilizar informações sobre a história e a função da Agência, facilita e agiliza os processos de patenteamento por meio dos formulários para download postados no site desde setembro.
Dinamismo na proteção do conhecimento
Por falar em patentes, em 2009 a Agência realizou 16 depósitos de patentes. O destaque foi para a área de necessidades humanas, que envolve, entre outras linhas de atuação, o setor farmacêutico e tecnologias voltadas para preservação do meio ambiente, áreas estratégica às quais a Universidade mostrou estar atenta.
O depósito de patente é o primeiro passo para um processo fundamental para o desenvolvimento da inovação. A partir da proteção, é possível se desenrolar uma série de caminhos e negociações que contribuem para que o conhecimento desenvolvido na Universidade seja aplicado em benefícios para a sociedade. Diante dessa demanda, a Agência demonstrou agilidade e dinamismo ao efetivar depósitos internacionais, via PCT, de um terço das patentes requeridas pela UFRJ em 2008.
Além da continuidade dada às patentes depositadas, algumas negociações começaram no exterior e se destacaram. Foi o caso da tecnologia desenvolvida a partir de uma parceria entre a UFRJ e o Instituto de Biotecnologia dos Flanders (VIB), da Bélgica. O trabalho fazia parte de uma série de análises e exames de um complexo genético que, quando manipulado, é capaz de aumentar o crescimento de biomassa em plantas. Essa aproximação gerou um acordo inter-institucional entre UFRJ e VIB, negociado pela Agência UFRJ de Inovação e assinado pelas duas instituições no final do ano.
Trabalho em rede no setor social
Na área de Inovação Social, a Agência fortaleceu parceiros. Com o Sistema de Alimentação, a Universidade conheceu de perto a agricultura familiar do estado do Rio de Janeiro e teve acesso a produtos orgânicos, hortaliças fresquinhas e ovos produzidos por galinhas livres e mais saudáveis durante as duas feiras agroecológicas realizadas na Cidade Universitária.
Além disso, a Agência caminhou a passos largos para a consolidação do Instituto Virtual de Inovação Social (Ivis). Com a contratação de dois estagiários, em breve o grupo interdisciplinar deve contar com uma plataforma funcional, estruturando a rede que já conta com vários colaboradores.
Planos para o futuro
Com tanto trabalho, a sala ficou pequena para comportar os novos funcionários em 2010. Já no começo do ano que vem, a Agência deve contar com uma equipe de 16 pessoas. Com os reforços na área de Comunicação e Jurídica, o time vai se dividir em dois espaços: a sala da Agência no prédio da reitoria, onde a equipe atual já está instalada, e o espaço do prédio da Incubadora da Coppe, já pronto para ser utilizado.
A missão continua a de estimular o emprendedorismo na Universidade, caminhando ao lado das empresas juniores já consolidadas e apoiando a criação de novos empreendimentos no Movimento Júnior da UFRJ, que ainda tem muito potencial. A Agência espera seguir bons exemplos, como o do Pro-Alga, que caminha firme para a aplicação prática da tecnologia; vai estar ao lado de iniciativas de sucesso, como o trem de levitação magnética desenvolvido pela Coppe; vai buscar repetir casos de sucesso, como o licenciamento do Luminol. Enfim, vai reafirmar o papel de apoiar a UFRJ, contemplando essa diversidade que marca a produção científica e tecnológica da Universidade.
E já em janeiro, ainda no embalo da São Silvestre, vai ser a vez de outra maratona: será dada a largada da primeira Maratona de Inovação. Muito trabalho para a Agência e para os parceiros que colaborarem nessa nova empreitada. O evento deve durar cerca de três dias e tem previsão para acontecer em maio de 2010. Nosso desafio é estimular o potencial inovador em cada aluno, professor e funcionário da Universidade, trazendo para dentro do campus exemplos e debates sobre inovação na ciência, na tecnologia, na cultura, na arte, no ensino.
A Agência espera produzir ainda mais no próximo ano, estreitando os laços com mais áreas da Universidade e estimulando cada vez mais a Inovação no ambiente acadêmico, ajudando a construir um Brasil mais próspero e inovador.
Que venha 2010!
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