Agência participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010

Pelo segundo ano consecutivo, a Agência UFRJ de Inovação participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As atividades do evento deste ano, que terminou no último dia 24, foram divididas em diversos locais, buscando dividir os trabalhos em áreas temáticas. O espaço da Agência foi na Tenda da Inovação, que foi montada na Cinelândia. Um esquema grandioso, com direito a ar condicionado e internet sem fio. Muito trabalho para a equipe incansável que trabalhou na produção.

A Agência foi acompanhada de convidados. Como o trabalho da Agência de Inovação é justamente incentivar e apoiar projetos inovadores em todas as áreas que envolvem a Universidade, nada mais justo que levar para o evento exemplos de projetos que deram certo em algumas áreas.

Para deixar a mensagem do empreendedorismo, a Agência contou com uma parceria com a FicTix, empresa que nasceu a partir de uma ideia de alunos da Escola Politécnica da UFRJ. A empresa, hoje no mercado, é especializada em soluções de comunicação sensorial. Especialmente para a Semana Nacional, a FicTix preparou um túnel interativo, em que o visitante caminhava sobre projeções de árvores. Enquanto apresentavam o trabalho, os jovens empresários contavam um pouco da sua história. É possível acreditar na própria ideia e construir seu próprio negócio.

Já na linha de Inovação Social, outra importante área de atuação da Agência, o representante foi a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. Criada em 1994, a ITCP é uma espécie de "caso modelo" de inovação social na UFRJ. Há mais de dez anos, foi uma iniciativa inovadora, criada para buscar solucionar uma demanda social: a necessidade de fortalecimento e incentivo de cooperativas de grupos economicamente prejudicados. Para a exposição,. a ITCP levou alguns trabalhos na área de reciclagem, que despertaram a atenção do público.

Nem FicTix, nem ITCP são resultados diretos do trabalho da Agência, que foi criada em 2007. Mas todo o trabalho que é feito por aqui é para que, em pouco tempo, sejam criadas na Universidade outras "FicTix's" e outras "ITCP's". Que outros possam seguir o exemplo, estimular a criatividade e contar sempre com o apoio da Agência.

0 Comments:

Postar um comentário