A Feira Agroecológica da UFRJ chegou para ficar e já tem dia e horário fixos. Desde 29 de abril, a Feira ocorre toda quinta-feira, de 10h às 15h, no pátio do Restaurante Universitário Central da UFRJ (RU). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Restaurante Universitário, cooperativas e associação de agricultores familiares e pequenos agricultores do estado do Rio, e a Agência UFRJ de Inovação.
Com o acesso mais fácil aos alimentos orgânicos, quem circula pela Cidade Universitária ganha mais uma opção de consumir produtos mais saudáveis e contribuir com a movimentação de um mercado que não gera danos à natureza. Além dessas vantagens, o empreendimento se desdobra em diversas atividades, para além da comercialização em si.
Um dos primeiros passos é criar um modelo de gestão, um conjunto de diretrizes organizadas por um comitê gestor, formado por agricultores e representantes da Universidade. O modelo vai ajudar no gerenciamento do funcionamento da feira, definindo atividades que ajudem a manter o bom funcionamento do projeto.
A Agência de Inovação se envolve mais fortemente nesse objetivo, propondo soluções inovadoras para a gestão do projeto. Além disso, a Agência busca fomentar as transformações nas relações entre agricultores, consumidores e comunidade acadêmica, como parte da política de Inovação Social.
Entram também na empreitada uma equipe do Instituto de Nutrição (INJC) e do grupo Capim Limão, formado por estudantes do curso de Biologia da UFRJ. Representantes desses dois núcleos vão atuar na preparação de oficinas específicas, voltadas para a qualificação dos agricultores, de acordo com as demandas que surgirem conforme caminhem as experiências com a Feira.
Uma das primeiras, já programada, vai ser voltada para a discussão da importância da higiene na manipulação dos alimentos, desde seu cultivo até a venda para o consumidor. Também está programada uma oficina para esclarecer dúvidas no campo da legislação e da regulamentação dos alimentos orgânicos. Uma ótima forma de manter todos atualizados, no que diz respeito a normas e leis específicas da área.
Negociações com novos clientes
Com a consolidação da feira, as perspectivas de comércio dentro da Cidade Universitária só aumentam. A ideia ainda está amadurecendo, mas a equipe gestora da Feira Agroecológica já considera estudar a possibilidade de ampliar a rede de consumidores, já que o campus é servido por inúmeros restaurantes e quiosques.
A Agência de Inovação pretende também apresentar uma proposta para a Escola de Educação Infantil da UFRJ (a Creche). Nenhum contato foi feito ainda, mas se o projeto for concretizado, a unidade teria acesso aos alimentos orgânicos, aliado à um trabalho educativo alimentar e ambiental.
0 Comments:
Postar um comentário