Temos visto, nos últimos anos, a explosão do uso das redes sociais na comunicação das corporações com os seus clientes. Empresas buscam em sites como Orkut, Facebook, MySpace e Twitter uma plataforma de maior aproximação com os seus consumidores.
Essa tendência vem ocorrendo desde o início da década, com a consolidação da Internet e de ferramentas interativas de comunicação. A primeira foi a criação dos blogs. Se antes só as grandes empresas podiam propagar informações para um grande número de pessoas, com eles qualquer indivíduo passou a ser um formador de opinião em potencial.
Depois foram surgindo novas mídias ainda mais interativas. Redes de relacionamento e informação tornavam o contato entre as pessoas mais próximo.
E as empresas começaram a perceber o seu grande potencial para o desenvolvimento dos negócios.
As corporações poderiam usar esses sites para tornarem-se mais próximas dos seus consumidores, entendendo os seus anseios e desejos e buscando maior compreensão, percepção e, claro, aumento de vendas.
Pode-se usar a web 2.0 para divulgar novos produtos, realizar promoções e levar informações relevantes ao consumidor.
Mas talvez a função mais importante seja a mensuração de como os clientes estão vendo a empresa. Com redes de informação instantânea, fica fácil monitorar elogios e reclamações dos consumidores; e respondê-los da forma mais adequada e rápida possível.
Exemplos não faltam. Corporações como Claro, O Boticário e Natura já investem pesado nos sites de relacionamento, principalmente o Twitter.
Perderam o medo das novidades tecnológicas e do contato direto com o consumidor.
E hoje estão só ganhando, com uma percepção de marca cada vez mais favorável.
Para as pequenas empresas, uma excelente notícia. Como os investimentos para anunciar na mídia tradicional podem ser bastante altos, as novas mídias transformam-se em uma alternativa cada vez mais plausível.
O próprio empreendedor realiza as ações, a custo zero. E, como a internet não conhece fronteiras, o mercado potencial torna-se gigante. E a perspectiva de aumento de vendas só aumenta.
Você, jovem empresário: tá esperando o quê?
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