Por algumas horas, a sala da Agência UFRJ de Inovação se transformou em set de filmagens e abriu as portas para a gravação do documentário “Desdobrável Mundo Novo: Empreendedorismo e Inovação”, produção que vai abordar a aplicação do conceito de empreendedorismo no Brasil. O coordenador da Agência, Ricardo Pereira, falou um pouco sobre o papel da Inovação no ambiente universitário e da atuação da Agência nesse cenário. Entre essas atividades, destacam-se o apoio e estímulo à cultura de inovação, além do incentivo ao empreendedorismo, marcado principalmente pelo apoio às empresas juniores da Universidade.
O projeto de filme existe desde 2008. No início daquele ano, a ideia tomou forma na empresa Selectos, que, entre outros serviços, produz bens culturais, principalmente documentários de baixo custo. O projeto original, no entanto, já existe desde 2007, idealizado pelos professores Marcos Arzua, da UFF, Sérgio Villas Boas, da UFRJ, além do jornalista e cineasta Renato de Paula.
De acordo com Arzua, a escolha do nome “desdobrável” é uma referência às propostas de um capitalismo mais horizontal, onde se destacam experiências de redes produtivas cooperativas, como incubadoras, parques tecnológicos e empresas spin-off. Além da participação da Agência, o grupo deve ouvir representantes de institutos de pesquisas, agências de fomento, associações empresariais, cooperativas, entre outros. Com o material, a equipe pretende abordar temas como spin-offs (geração de empresas de base tecnológica a partir de centros universitários e empresariais) e empreendedorismo social.
Agora, com as gravações já iniciadas, o grupo deve disponibilizar um trailer nos próximos meses. A produção completa, no entanto, tem previsão de chegar ao público em setembro de 2010, coincidindo com a realização do Seminário Internacional de Inovação, organizado pela Coppe/UFRJ.
A Selectos já produziu outros filmes, também voltados para temas sócio-econômicos e culturais. Enquanto o mais novo documentário não chega, é possível conferir alguns trailers de produções da empresa no site www.selectos.com.
0 Comments:
Postar um comentário