Invenções da UFRJ marcam presença na mídia

da edição de 6 de maio

Professores e pesquisadores da UFRJ são fontes conceituadas na lista de contatos de jornalistas das mais variadas áreas e, por isso, não causa surpresa ver um deles falando em rede nacional, principalmente sobre ciência. Nessa edição, contudo, vale o destaque para as inovações mostradas recentemente na TV, no jornal e também na internet.

Saiba agora quais foram as invenções que chamaram a atenção dos veículos e conheça um pouco mais cada uma delas. Os processos de registros de patentes de todas elas estão sendo gerenciados pela Agência UFRJ de Inovação.

Luminol brasileiro: novas aplicações para o produto

O luminol brasileiro, líquido capaz de identificar sangue, útil em casos de crime, foi assunto nas páginas de O Dia na edição de domingo, 26 de abril. A ideia de Cláudio Cerqueira, pesquisador do Instituto de Química responsável pela invenção, é aplicar o produto na localização de aviões acidentados. O luminol foi licenciado para a Alfa Rio Química, como dito na última edição do Por Dentro.

Leia aqui a matéria de O Dia.




ProAlga: pesquisa deve incrementar produção de biocombustível


O estudo conduzido pelo professor Maulori Cabral, do Instituto de Microbiologia, começou a ser divulgado pelo Olhar Vital, veículo eletrônico mais voltado para o público interno da UFRJ e despertou o interesse da TV Globo, que estreou a coluna "Você não sabia, mas já existe", do Bom Dia Brasil, no dia 13 de abril. Siga os links:

ProAlga no Olhar Vital

Pro Alga na Rede Globo




Endostatina: em busca de novas respostas


A curiosidade é o fator decisivo que move o grupo de pesquisadores coordenado pela bióloga Tatiana Sampaio, do Instituto de Ciências Biomédicas. O objeto de pesquisa é a endostatina, proteína com forte potencial para combater tumores de todos os tipos. A pesquisa apresenta bons resultados in vitro e chamou a atenção da revista Ciência Hoje, que publicou, em sua versão on-line, a reportagem "Mistério Solucionado", no começo do mês, dia 7 de abril. Veja aqui.

Combate ao câncer: a alternativa que vem do Ipê

Antes disso, dia 3 de abril, o Jornal Nacional, da TV Globo, havia transmitido a reportagem sobre a pesquisa de Paulo Costa, cientista do Núcleo de Pesquisas e Produtos Naturais da UFRJ. O grupo coordenado por ele busca no Ipê, árvore nativa brasileira, uma alternativa mais eficaz e menos penosa para combater o câncer. Os resultados são promissores.

Veja a matéria. Uma semana depois, o Olhar Vital também produziu uma reportagem sobre o assunto.

0 Comments:

Postar um comentário