A Agência UFRJ de Inovação recebeu a primeira parcela dos recursos liberados pelo Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação, o Pró-Inova 2008. O pedido foi enviado no final de 2008 e a proposta da Agência se destacou como uma das quatro selecionadas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), responsável pelo programa. As outras três instituições escolhidas para ter o apoio do Pró-Inova foram a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Alagoas (UFAL) e Universidade Federal de Campinas (Unicamp).
A expectativa, agora, é a aplicação dos recursos obtidos. Entre as demandas mais imediatas, se destacam os investimentos em pessoal. Com o dinheiro, a Agência vai poder elaborar e pagar programas de treinamento para a equipe nas áreas de propriedade intelectual e, mais à frente, também de captação de recursos. Os recursos também vão ser fundamentais para garantir a contratação de novos bolsistas e estagiários para dinamizar ainda mais o trabalho na Agência.
Outro destino provável da nova verba da Finep, que já financiava projetos da Agência desde sua criação em 2007, é a contratação de uma empresa especializada em avaliação tecnológica. Considerando o extenso universo de pesquisas geradas na Universidade, uma avaliação detalhada do potencial de mercado de cada uma delas é muito necessária. Contar com uma equipe especializada para isso vai ajudar a Agência de Inovação a discernir melhor quais pesquisas e projetos estão prontos para serem lançados no mercado e quais precisam ainda ser mais amadurecidos pelos pesquisadores.
Muitas outras medidas para ampliar e otimizar o trabalho da Agência UFRJ de Inovação estão previstas no projeto enviado à Finep. Nas próximas edições, algumas delas serão detalhadas aqui no Por dentro da Agência.
A expectativa, agora, é a aplicação dos recursos obtidos. Entre as demandas mais imediatas, se destacam os investimentos em pessoal. Com o dinheiro, a Agência vai poder elaborar e pagar programas de treinamento para a equipe nas áreas de propriedade intelectual e, mais à frente, também de captação de recursos. Os recursos também vão ser fundamentais para garantir a contratação de novos bolsistas e estagiários para dinamizar ainda mais o trabalho na Agência.
Outro destino provável da nova verba da Finep, que já financiava projetos da Agência desde sua criação em 2007, é a contratação de uma empresa especializada em avaliação tecnológica. Considerando o extenso universo de pesquisas geradas na Universidade, uma avaliação detalhada do potencial de mercado de cada uma delas é muito necessária. Contar com uma equipe especializada para isso vai ajudar a Agência de Inovação a discernir melhor quais pesquisas e projetos estão prontos para serem lançados no mercado e quais precisam ainda ser mais amadurecidos pelos pesquisadores.
Muitas outras medidas para ampliar e otimizar o trabalho da Agência UFRJ de Inovação estão previstas no projeto enviado à Finep. Nas próximas edições, algumas delas serão detalhadas aqui no Por dentro da Agência.
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