Empreender é isso!

Tente adivinhar: quem é o fundador da marca de roupas Osklen?

Fatalmente, logo pensaríamos em um profissional de moda ou administração. Para gerir uma empresa desse ramo, a pessoa deveria saber desenhar novos modelos de roupa ou, pelo menos, ter familiaridade com o mundo dos negócios.

Ledo engano.

A marca , há mais de 20 anos, nasceu em uma pequena loja de rua em Búzios. Cresceu nos anos 90 por ser uma das pioneiras na fabricação de produtos ecologicamente corretos, como camisetas produzidas com algodão orgânico. E veio a explodir em 2000, quando as peças esportivas começaram a perder espaço para as roupas de estilo casual chic.

Hoje, a Osklen já é uma marca mundialmente reconhecida, tendo faturamento anual estimado em R$180 milhões e possuindo lojas em cidades como Roma, Milão Tóquio e Nova Iorque. Possui fãs famosos, que sempre desfilam com produtos da marca. Exemplos? Gente do quilate de Madonna, Marc Jacobs, Naomi Campbell e Calvin Klein. 

Mas ela não quer parar por ai. Seu objetivo é cada vez mais se aproximar do mundo de alto luxo vendendo um estilo de vida tipicamente carioca, evidenciado no tema "brazilian soul". Contraditório?

Não para o gaúcho Oskar Metsavaht, de 48 anos, acostumado a romper barreiras. Formado em medicina pela UFRJ, não se encontrou na profissão e foi buscar novos desafios e alcançar o sucesso no empreendedorismo. A partir de uma loja de produtos de surfe em Búzios, trabalhou duro e construiu uma marca global no ramo da moda. E ele continua à frente da empresa, comandando o seu processo de expansão: a ideia é abrir novas lojas em Los Angeles, Boston e Tóquio. 

Trata-se de um ótimo exemplo para os estudantes. Com o mercado cada vez mais saturado, os postos de trabalho tradicionais vão se tornando escassos. E a saída para o sucesso profissional pode ser a construção de um negócio próprio.



Oskar Metsavaht é capa da Veja Rio dessa semana. Veja a matéria em: http://vejabrasil.abril.com.br/rio-de-janeiro/editorial/m1854/o-garoto-de-ipanema



0 Comments:

Postar um comentário