do Portal da Escola Politécnica
O treinamento dos participantes da 3ª edição do projeto “Alunos contadores de histórias” terminou com evento realizado no dia 27 de março, no auditório da Pós-Graduação do IPPMG (Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira). Durante um mês, os estudantes foram preparados, através de palestras, oficinas e estágios, para o ambiente hospitalar e para o ato de contar histórias. A partir de agora, eles terão carga horária de 2 horas semanais para o contato com os jovens pacientes do IPPMG, conforme a disponibilidade.
Para celebrar a ocasião, foram entregues os jalecos coloridos com a logo do projeto, que darão aos alunos acesso às enfermarias do hospital. O evento contou com a palestra do médico, psicoterapeuta, psiquiatra e doutor em Filosofia, José Nivaldo da Fonseca, que falou sobre o ressurgimento da visão humanista nas instituições de ensino, no século XX. “Projetos como esse são essenciais para o desenvolvimento do lado humano. Quando se conta histórias, aumenta-se a capacidade de visão crítica do mundo”, disse ele.
O evento ainda contou com os discursos de agradecimento da coordenadora do projeto, Regina Fonseca, e da coordenadora do Núcleo de Humanização do IPPMG, Sonia Motta, que destacaram o empenho dos alunos durante o treinamento. A aluna Érika Moura, do curso de Engenharia Civil da Poli/UFRJ, relatou sua insegurança durante o início do estágio e como venceu as dificuldades com a ajuda das crianças pacientes do hospital.
A 3ª edição do “Alunos contadores de história” terá a duração de seis meses, quando haverá a entrada de novos estudantes para o treinamento da próxima turma.
0 Comments:
Postar um comentário