A Agência UFRJ de Inovação participou de uma das etapas do processo de preparação dos novos integrantes do projeto “Alunos contadores de histórias”. No sábado, 27 de fevereiro, Iris Guardatti, coordenadora do Setor de Inovação Social da Agência, se encontrou com os 60 inscritos para o programa, para apresentar propostas inovadoras na área social e explicar o papel da Agência nesse setor.
A palestra buscou apresentar o conceito de inovação social, desconhecido para a maioria dos alunos, de maneira ampla. Durante a apresentação, ficou claro que falar de inovação social é falar da criação de novos padrões de relação entre pessoas em um determinado contexto. Apesar de já consolidado, o projeto desenvolvido no IPPMG apresentou, ao ser idealizado, um significativo caráter social-inovador, já que, a partir da interação interpessoal, busca responder a determinadas demandas sociais.
Cada aluno do projeto, portanto, pode ser um importante ator no processo de humanização do atendimento de saúde. Além disso, repercutir o debate sobre inovação social na Universidade é sempre importante, já que, institucionalmente, a academia pode desempenhar um importante papel, tanto na promoção do diálogo, como também na difusão da inovação social, por meio da reaplicação de casos exemplares.
O Brasil responde por exemplos muito interessantes, sobre os quais vale a pena saber um pouco mais. Só para citar alguns que foram lembrados na apresentação, há a Incubadora de Cooperativas Populares, o Banco Palmas, além de outras iniciativas mais voltadas para temas ambientais e ecológicos, como a tecnologia de cisternas para o semi-árido ou as reservas extrativistas.
O projeto “Alunos contadores de histórias” é uma iniciativa do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG-UFRJ) e foi criado há cinco anos. Hoje, o projeto é coordenado pelo Núcleo de Humanização do Instituto e conta com parceria do Núcleo de Literatura Infanto-Juvenil, da Faculdade de Letras da UFRJ.
1 Comment:
Esse projeto é realmente maravilhoso! Regina Fonseca, uma das coordenadoras, é referência na área de contação de histórias e tem realizado um excelente trabalho. Parabéns a todos os envolvidos!
Gabriela Souza
Postar um comentário